terça-feira, 4 de novembro de 2014

Diário de bordo - Cuba - Dia 05

          Já estávamos curiosos para saber como funcionava o ônibus turístico que fazia um grande caminho por Havana e hoje, como estávamos com o dia mais tranquilo, resolvemos pegar o Hop On Hop Off. O esquema é bem interessante. Em vários pontos turísticos existe um ponto de Hop On Hop Off e você paga a passagem por um dia inteiro, podendo subir e descer quantas vezes quiser. O Hop On Hop Off de Cuba é um dos mais baratos que vi, custando em 2012 algo em torno de 5 dólares.


          Nossa primeira parada foi na Plaza de la Revolucion, onde existe o famoso busto do Che no prédio do Ministério do Interior, onde Che Guevara chegou a ter um escritório e trabalhar. A praça também é conhecida por ser o local onde Fidel Castro fazia seus longos discursos para a população. Estava um dia bem ensolarado e não existem muitas opções de sombra nem onde pudéssemos comprar uma bebida para nos refrescar. Andamos até o prédio da biblioteca e decidimos partir.

          Como vimos pelo mapa que o estádio nacional de beisebol ficava próximo à Praça, caminhamos até lá, em busca de uma loja que tivesse uma blusa oficial do time cubano. Andamos muito, era super longe da Praça e estava tudo fechado. Continuamos nosso caminho e fomos até o bairro dos universitários e almoçamos em um lugar bem interessante, que parecia um bangalô aberto.


          E caminhando e cantando e seguindo a canção chegamos até o bairro La Rampa, famosos por abrigar a sorveteria mais famosa de Cuba, a sorveteria Coppelia. É muito interessante ver como os cubanos vivem. Quando chegamos no quarteirão da sorveteria, vimos uma fila enorme, deviam ter umas 100 pessoas para entrar na sorveteria. Ao mesmo tempo, vimos que do outro lado, uma entrada não tinha ninguém e as pessoas circulavam livremente por lá. Descobrimos então que a fila era para atendimento apenas aos cubanos, que pagam um preço bem pequeno para poderem degustar do sorvete. Sinceramente, o sorvete não é lá essas coisas, mas vale pelo ponto turístico e para conhecer uma área de Havana diferente de Havana Velha. 

Vista da Fortaleza de San Carlos
         Embarcamos novamente no Hop On Hop Off e descemos em um ponto bem perto da pousada. À noite, pegamos um taxi para ir até a Fortaleza de San Carlos assistir a Cerimônia do Canhonaço, uma cerimônia que remonta a época em que tiros de canhões eram dados para avisar a população que a cidade de Havana estava em tempos de paz. A cerimônia é bem bonita e com a compra do ingresso, você ganha uma bebida para ser consumida no local. O passeio pela Fortaleza é lindo e deve ser feito ao pôr-do-sol, onde você pode admirar as cores do céu misturadas com as cores do mar. Na entrada da Fortaleza, existe uma feira de artesanato bem legal, com bastante variedade e os preços pareciam ser normais. Aproveite para comprar mais alguns suvenirs da viagem.


Um comentário:

  1. Saudades dessa viagem! Seus posts estao mt completos!! Vou roubar varias ideias! :)

    ResponderExcluir