terça-feira, 4 de novembro de 2014

Diário de bordo - Cuba - Dia 04




Piscina do Hotel Nacional
          Após passarmos o dia anterior todo fora, decidimos aproveitar Havana novamente. Por termos trocado apenas metade do dinheiro no aeroporto, precisávamos trocar nossas "moedas verdes" novamente para seguirmos viagem. Pegamos um taxi na rua, em frente à Pousada e fomos em direção ao Hotel Nacional. Em Havana, não existem muitas opções para a troca do câmbio. A ida ao Hotel Nacional já vale pela visita. O hotel é muito lindo, bem estruturado, com uma área com piscina com vista para o Malecón.

          Nos corredores do hotel existe uma parede com fotos autografadas de vários famosos que se hospedaram lá, incluindo da atriz Glória Pires, que fez um sucesso absurdo na época da exibição da novela Vale Tudo. Nos jardins, próximo ao salão principal, um anúncio sobre uma apresentação do grupo Buena Vista Social Club que encheu nossos olhos de esperança, mas que infelizmente era caro demais para alegrar nossos corações.

          Com mais uma manhã livre, fomos em direção a Havana Velha e caminhamos até chegarmos na região que concentra os principais museus. Passamos pelo Museu de Belas Artes, que tem uma estrutura muito bonita. Não entramos por opção, mas pudemos admirar o primeiro pavimento do prédio gratuitamente. 

Área interna do Museu de Belas Artes
          A visita ao Museu da Revolução é um caso à parte. Que lugar incrível. Paga-se um ingresso para visitar diferentes instalações, como o antigo Palácio do Governo, bombardeado na época da Revolução, as viaturas utilizadas pelas Forças Armadas e o barco em que Fidel Castro chegou após sua estadia no México. Tudo muito organizado, com muito material para ser visto e placas de identificação explicativas para os visitantes. Realmente fantástico.

Placa do Museu da Revolução

          Voltamos para almoçar no restaurante Los Nardos, mas dessa vez, devido ao adiantar da hora, enfrentamos uma pequena fila e aguardamos aproximadamente uma hora até conseguirmos entrar, mas o lugar vale cada sacrifício. Ficamos em uma mesa apertada, mas que ficava em frente a um aquário. E o atendimento e a comida continuaram excelentes.

          Para desgastar as calorias adquiridas no almoço, caminhamos por toda Havana Velha até chegarmos do outro lado dela, um lugar preservado e com cara de ponto turístico. Na caminhada de volta, paramos na Plaza de Armas, um local onde existem vários ambulantes vendendo livros usados, inclusive livros bem específicos sobre a História de Cuba. Ricardo conseguiu alguns volumes bem interessantes e por preços bons. Sentamos em um bar e bebi um Mojito maravilhoso, acompanhado de algumas cigarrilhas.

          Nas proximidades do bar, um grupo de músicos tocava canções típicas e animavam o ambiente. Pedi que tocassem La Barca do Luis Miguel, e sinceramente, para mim foi o ponto alto da viagem. Fiquei tão feliz em poder ouvir uma de minhas músicas favoritas naquele lugar incrível, durante aquela viagem maravilhosa, que não tenho palavras para descrever a experiência. Dei alguns trocados aos músicos e voltamos calmamente para a pousada, curtindo a brisa da tarde quente que se ia... 

         

Nenhum comentário:

Postar um comentário