quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Diário de bordo - Cuba - Dia 09 e 10

Estátua situada entre a Rua San Ignacio e Cuba Tacón
          Último dia útil e penúltimo na Ilha de Fidel, fizemos todo o caminho com toda calma. Caminhamos nos despedindo de cada rua, de cada rosto, de cada sabor. Perdemos o preconceito de entrar em lugares estranhos para comer e descobrimos um El Paladar na rua da pousada, um pouco mais a frente. Os restaurantes El Paladar são comércios autorizados pelo Governo a serem montados nas residências das pessoas e receberam esse nome em homenagem à novela Vale Tudo, onde o restaurante da Regina Duarte chamava-se Paladar.


Porta da Bodeguita del Medio
          Se você tiver a oportunidade, vá aos El Paladar experimentar o cardápio. Geralmente, não é tão variado quanto restaurantes originais, mas sempre haverá 3 opções de carne e diferentes acompanhamentos, como Morros y Cristianos (uma mistura de arroz com feijão sensacional), banana frita (maravilhosa) e batata doce frita (quanto deliciosa quanto a banana). Os pratos são bem simples, sem preparações muito rebuscadas, mas os sabores sempre serão incríveis.

          Voltamos à praça do outro lado de Havana Velha e ficamos fazendo um longo passeio. Sentamos em um bar para beber mais alguns drinks. Entramos na Catedral para conhecer e passamos em frente à Bodeguita Del Médio, uma bar também muito conhecido. Havana é uma mistura de ares artísticos e políticos muito interessante. Você precisa apenas tomar um pouco de cuidado, porque como em todo lugar, vai ter um espertinho querendo tirar uma graninha extra dos turistas.




         Confesso que no terceiro dia já estava bem irritada com a abordagem deles no meio da rua, puxando assunto e depois oferecendo alguma "vantagem" ou passeio. Mas não desanime de fazer esta viagem por causa disso. Eles são extremamente educados, solícitos e prontos para ajudar a qualquer momento. Lembro que da primeira vez que tentamos encontrar o restaurante chinês indicado no guia, paramos no restaurante ao lado e o maitre que estava na porta nos disse que era o restaurante do lado e em nenhum momento insistiu para que ficássemos no seu estabelecimento.
Catedral de Havana

          Cuba é isso. É paixão antes de chegar, amor ao partir. Tão encantador que já estamos planejando voltar no aniversário da Revolução. Para dicas mais precisas da viagem, acesse o blog de viagens da Lud, com certeza você terá informações de tudo que precisa para sua viagem. E boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário